Juniorato 2019

Dos dias 11 ao 28 do mês de janeiro aconteceu na casa de formação Nossa Senhora das Mercês, Parada de Taipas/São Paulo, o Juniorato da província Padre Zegrí contando com a presença de todas as junioras , são elas: Madalena, Modesta, Argentina, Ester, Maria Imaculada, Carine, Raissa, Jéssica, Patrícia, Fernanda, Elaine e Carlota. Nos acompanharam nestes dias de formação, Ir Isaura nossa provincial, as irmãs do conselho provincial: Ir Lilian e Ir Edna e Ir Jucilene da comunidade formadora .     

 

Vivemos um tempo privilegiado de olhar com gratidão tudo que Deus nos possibilita viver como sementes do Reino lançadas a cada dia em nossos corações as quais somos chamadas a deixar germinar.                                                                                  

Iniciamos com os desejos mais profundos que trazíamos em nossos corações, escrevendo neles, em forma de dinâmica orante, aquilo que gostaríamos de viver neste período formativo. Em seguida concretizamos na experiência orante, que uma irmã Mercedária da Caridade deve na oração deixar, ou seja, que Deus seja "o crisol que purifica suas motivações para mais amar e servir o Reino". Através da partilha da Ir Edna, aprendemos que se rezamos bem , iremos ajudar nossas irmãs a rezarem também. Para nos relacionar bem com o Criador precisamos aprender a amar a suas criaturas, por isso Ir Cidinha , com seu tema,nos conduziu ao cuidado de nossas relações fraternas e ver desde do olhar e do coração de Deus, como desejamos formar comunidades maduras de relações autenticas. Não podemos viver o chamado para nós mesmas e nisso, o tema do Pe Félix nos conduziu no caminho "com Jesus na contra mão", nos ajudando a perceber para quem Jesus veio e qual foi sua proposta de vida, um amor radical ao Pai e aos irmãos pobres, assim compreendemos como é exigente responder ao projeto do Pai dentro de nosso Carisma Mercedário. O caminho deve ser de felicidade e fidelidade no Senhor, assim nos falou Pe Beto Mayer, Jesus é simples e, por isso , mais que complicar , devemos, "descomplicar" a vida e procurar intensamente viver mais no amor,vivendo nossos votos no seguimento ao Redentor, seno redimidas e corredentoras com Ele, e é na comunidade fraterna que nos salvamos e nos santificamos, é no amor aos pobres que o Reino já se faz realidade em nosso meio.

Concluímos este tempo louvando e bendizendo a Deus pela primeira experiência do juniorato unificado, por compartilharmos nossa fé, inquietações, alegrias, culturas,costumes e clamores do nosso povo. Nossa gratidão às Irmãs do Governo Provincial por esta iniciativa.

" 'Amai-vos como eu vos tenho amado', com o coração aberto construindo e edificando a Família Mercedária."

Junioras, Provincia Padre Zegri